Cânhamo, o que é? Pra que serve e qual a diferença da Cannabis?
Quando pensamos em cannabis, a primeira coisa que vem à mente geralmente é a maconha, com seus efeitos recreativos e medicinais. Mas, e se eu te disser que existe uma prima dela que é igualmente incrível e não te deixa chapado? Estamos falando do cânhamo, ou HEMP, como é conhecido em inglês, a superplanta mega resistente e usada para diversos materiais.
O que é cânhamo?
O cânhamo, é uma planta da mesma família da maconha, a cannabis; mas com uma diferença crucial: não te deixa chapado. Isso porque ele contém menos de 0,3% de THC, o composto responsável pelos efeitos psicoativos.
Também chamado de "superplanta", o cânhamo é altamente versátil e sustentável. Ele cresce rapidamente, requer pouca água, quase nenhum pesticida e pode regenerar o solo, tornando-se uma opção ecológica para diversas aplicações.
Qual a diferença do Cânhamo para Cannabis?
Nenhum! O cânhamo é uma variedade da planta cannabis. Mas com suas diferenças...
Vamos explicar:
Cannabis é um gênero de plantas que inclui três espécies: Cannabis Indica, Cannabis Sativa e Cannabis Ruderalis. O cânhamo, ou HEMP, é uma variedade da Cannabis Sativa. A principal diferença entre o cânhamo e outras variedades de cannabis, como a maconha, é o teor de THC: o cânhamo contém 0,3% ou menos de THC, o composto responsável pelos efeitos psicoativos.
Leia também: Efeitos da Cannabis Sativa VS Cannabis Indica
Para que serve o cânhamo?
O cânhamo é super versátil e com uma fibra mega resistente. Seus beneficios de aglutinação para materiais densos e de vitaminas para alimentos, faz da planta um super ingrediente x em diversas áreas de produtos. Pra citar alguns dos principais, o cânhamo pode ser usado para:
- Roupas e tecidos
- Papel e bioplásticos
- Concreto (o famoso "hempcrete")
- Alimentos, como sementes e óleo de cânhamo
Tem até casa de Cânhamo
Imagine viver em uma casa construída com um material leve, isolante, sustentável e de hemp!
O cânhamo pode ser transformado em "hempcrete", um tipo de concreto ecológico e eficiente em termos de energia, ideal para construir casas que são amigáveis ao meio ambiente e ao bolso.
Um exemplo é essa casa em Ses Salines, Maiorca, que combina cânhamo, cal e arenito. As paredes de "hempcrete" oferecem excelente isolamento térmico e acústico, além de serem altamente duráveis e amigas do meio ambiente.
O Cânhamo é legal no Brasil?
A legalidade do cânhamo no Brasil ainda não é um fato, mas está em constante evolução. Atualmente, o cultivo de cânhamo industrial ainda enfrenta algumas restrições, mas o cenário está mudando. Produtos derivados do cânhamo, como o CBD para fins medicinais, já são permitidos, desde que atendam a regulamentações específicas. A legalização total do cânhamo industrial está sendo discutida, com avanços graduais para ampliar seu uso sustentável e versátil no país.
No 1o semestre de 2024 o cânhamo ganhou destaque em matéria no Jornal Nacional, mostrando os esforços que EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) está fazendo para ganhar autorização do cultivo do cânhamo no país :).
Fontes & Fotos: Shoes Plasticana | Ideo Arquitectura |Aleksandra Nazarova | Afends | G1
GOSTOU? Dá um like
Comentários
Escreva um comentário antes de enviar
Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente