Larica: Por que a maconha dá fome?
Você já se perguntou por que bate aquela fome monstra depois de fumar um baseado? Não é só você. Isso tem tudo a ver com a ciência por trás da maconha e do tal do THC, o composto que nos deixa high, e com muita larica.
O que é THC?
THC é a sigla para Tetraidrocanabinol, o principal ingrediente ativo da maconha. Ele é o cara que te deixa "chapado(a)", causando aquela sensação de euforia e relaxamento. Quando você consome produtos com THC, ele interage com o sistema do seu corpo que controla coisas como humor e apetite. Por isso, além de sentir um relax, você pode acabar com aquela larica monstra!
já explicamos numa matéria anterior que, se sua erva for mais predominante em Sativa, ela naturalmente terá mais THC do que CBD. Ao contrário do CBD, que dentro alguns efeitos, faz o corpo relaxar mais, o THC tem uma ação mais psíquica, soltando energia pra mente e pro corpo. Leia mais aqui: Indica VS Sativa - Efeitos e Diferenças
O que a ciência diz sobre a larica?
Quando você traga, o THC vai direto para o cérebro e ativa o sistema endocanabinoide, no nosso sistema nervoso, que estão espalhados por áreas responsáveis pela regulagem da fome.
Especificamente, o THC atua no hipotálamo, o maestro que regula o humor, o prazer e várias outras funções. O THC mexe com os neurônios que normalmente nos dizem para parar de comer. Ao invés de sinalizarem saciedade, eles começam a cantar uma música diferente: a da fome insaciável.
E a história fica ainda mais interessante: o THC da cannabis também dá uma chacoalhada na produção da grelina, o hormônio que normalmente aumenta antes de uma refeição, preparando seu corpo para a entrada dos alimentos. Sob a influência do THC, os níveis de grelina sobem e você é levado a acreditar que está faminto, ativando o famoso efeito da larica por fumar maconha.
Além disso, a cannabis também parece amplificar nosso olfato e paladar, tornando a perspectiva de comer ainda mais atraente.
É uma experiência sensorial ampliada: cheiros ficam mais cheirosos, gostos ficam mais gostosos, e aquela pizza meia-noite se transforma na obra-prima da culinária.
YOUR CANNABIS LIFESTYLE
A Maconha e os transtornos alimentares
Além do famoso efeito da larica, a cannabis também tem sido estudada como um tratamento potencial para transtornos alimentares como anorexia e bulimia. Pesquisas sugerem que com o poder da cannabis de melhorar o apetite e reduzir a ansiedade em pacientes com anorexia nervosa, além de diminuir os sintomas de bulimia e melhorar a qualidade de vida desses pacientes.
Essa abordagem ainda está em estudo, mas indica uma promissora alternativa natural para a estimulação do apetite.
Então, na próxima sessão que der aquela larica, lembre-se que seu corpo está sob o efeito de uma orquestra de reações químicas, todas regidas pelo THC. Agora você não só entende a ciência por trás da larica, como pode explicar para os amigos porque aquela porção de batata frita parece a melhor ideia do mundo.
Fontes:
CNN Health
GOSTOU? Dá um like
Comentários
Escreva um comentário antes de enviar
Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente